A extravagante banda foi apresentada aos expectadores no 22º episódio (Vamos Reunir a Banda Outra Vez) da 1ª temporada do desenho animado PHINEAS E FERB (para conhecer mais sobre a série, veja este guia da história). Formada por Danny (vocal e guitarra), Bobbi (baixo) e Swampy (bateria), Love Händel fez muito sucesso nos anos 1990, mas chegou ao fim “devido a pressão de uma meia dúzia de fãs provocou rivalidade entre os membros”.
Agora, caberão aos dois garotos, aliados de sua irmã mais velha, Candace, juntar novamente os membros para cantar na festa de aniversário de casamento que organizam para seus pais.
Confira nesta Observação o que sairá desta tarefa, e a mistura musical que ocorre ao longo do episódio.
TUDO PELO PAPAI E PELA MAMÃE
Linda Flynn e Lawrence Fletcher vão comemorar mais um ano de casados, mas quando ele se recorda da data já está muito em cima para preparar algo. Phineas e Ferb perguntam se podem ajudar de alguma maneira, mas o pai está sem ideias.
Candace lhe questiona se os dois não têm lembranças românticas. Ao que ele fuça em suas coisas (“Ele guarda as lembranças românticas junto com as ferramentas”, ironiza a garota) e encontra uma fita K7 da Love Händel (“A banda favorita da sua mãe!”).
Ele explica que a banda acabou, mas foi no último show deles que deram seu primeiro beijo, graças ao holofote do amor.
Phineas tem, então, sua grande ideia de unir a banda novamente. Atualmente, “o baixista Bobbi, o fabuloso, é dono de um salão de beleza chic, o bateirista Swampy trabalha calado em uma biblioteca pública e só o vocalista Danny continua na área musical” (mas como dono da Danny’s Music Shop).
Em nome do amor, Candace topa trabalhar com seus irmãos em prol deste novo projeto. A garota passará o dia enrolando a mãe e os outros dois irão atrás dos ex-músicos. Enquanto isso, Lawrence tenta recorrer a uma empresa que organiza festas amorosas para esquecidos. O que, obviamente, acabará em desastre.
A não-notícia da volta da banda começa a rodar toda a cidade (Candace conta para sua amiga Stacy, que conta para sua mãe que conta para amigas que contam para outras pessoas e por aí vai). Isabela começa a trabalhar na montagem do palco do show que acaba notícia no “telejornal das cinco”.
Do outro lado da cidade, o dr. Heinz Doofenshmirtz convida ironicamente o Agente P (Perry, o ornitorrinco, como agente secreto) para ajudar-lhe a montar a festa de aniversário de dezesseis anos de sua filha Vanessa. Após tudo pronto, entretanto, o vilão o prende junto a uma bomba foguete que lançará para a comemoração.
A MÚSICA DENTRO DA ANIMAÇÃO
Muitos são os desenhos que lidam com a música em seus episódios, sejam como parte da obra (como Branca de Neve e os Sete Anões, A Pequena Sereia, Aladim, Beavis and Butt-Head), a própria obra (como Fantasia) ou apenas a trilha sonora. O mesmo ocorre com filmes.
Danny |
- Danny agora é dono de uma loja de instrumentos musicais. Sua música, História do Danny, começa com blues, passa por rock psicodélico, funk (o original, e não o que estamos habituados no Brasil) e termina com heavy metal.
Bobbi |
- Bobbi é dono do salão de cabelereiro que Linda frequenta (o corte de cabelo dela é o mesmo que ele aplica em todas as frequentadoras e tem como base o seu próprio). Ele canta um rap, batizado de Eu Sou Fabuloso.
Swampy (agora Sherman) |
A música final é um pop rock Entrou de Mansinho no Meu Coração, o que denota ainda mais a diversidade dos gêneros no episódio.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Séries como Phineas e Ferb, Glee e Smash retomam o espírito dos musicais, famosos no cinema estadunidense entre 1920 e 1960, e tão em voga nos últimos tempos em Bollywood. O como usar varia caso a caso.
Vamos Reunir a Banda Outra Vez é considerado pelos fãs um dos melhores episódios da série. Além de uma história interessante e engraçada, a seleção de músicas foi muito bem realizada, e sem perder sua identidade, o que é mais importante. A constante mudança no ritmo quase não é percebida, mas um pouco de curiosidade pode levar o interessado a uma viagem pelos estilos musicais.
Variar/apresentar uma diversidade de gêneros é relevante para construir em seu público-alvo (crianças e jovens, embora também não menospreze os adultos) o gosto por esta arte de forma ampla e não apenas delimitando para um ou outro.
PHINEAS E FERB
VAMOS REUNIR A BANDA OUTRA VEZ
Nome original: Dude, we’re getting the band back together
Direção: Dan Povenmire
Roteiro: Bobby Gaylor e Martin Olson
Storyboards: Chris Headdrick e Lee Chong
Data de exibição: 08 de março de 2008 (nos Estados Unidos)
O desenho é criação de Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh
Observação - Guia da história
Nenhum comentário:
Postar um comentário