
A história começa sim com um teor bem leve, heróis e vilões estereotipados. Tudo centrado no aparecimento misterioso de uma garota durante uma das tentativas inúteis do inimigo do povo local Gamigami de tomar o poder da cidade homônima ao desenho.
O desenvolvimento da trama, entretanto, vai muito disso (como você pode ver neste guia da história). Esta Observação busca mostrar que nem tudo que nos aparenta infantil o é.
O MUNDO SEGUNDO O ANIME
A trama é focada no príncipe Pietro (ou Pietro-ouji, no original), destinado a herdar o reino de Popolocrois, então governado por seus pais Paulo e Sania. O garoto passa os dias divertindo-se com sua amiga Narcia, uma aprendiza de bruxa da floresta possuidora de um amuleto com o qual consegue transformar-se em Kai, uma jovem com personalidade aventureira, e em um monstro voador.
Próximo ao reino vive o senhor do mal Gamigami – ele mesmo assim se autodenomina –, um gênio em robótica que ambiciona assumir o lugar do rei Paulo, embora seus planos sempre falhem.
![]() |
Símbolo no peito de Hyuu, Storm e Thunder |
Hyuu é do Clã dos Ventos, um grupo de pessoas que não existe mais naquele tempo. Ela é salva por Pietro, mas descobre que ele é meio dragão (sua mãe é originária do Clã dos Dragões) e decide tomar-lhe seu poder, mesmo sem saber que rumo tomar. Para saber melhor os detalhes do que vem a seguir, confirma este Guia da história.
UMA QUESTÃO DE DESIGN E DE MUSICALIDADE
Afinal quais características fazem este anime ser confundido como infantil?
O principal ponto que leva a classificação é o design dos personagens. Todos, sem exceção, têm um estilo muito simples e bastante infantilizado, sendo que os adultos são totalmente caricaturizados.
Os olhos de Pietro, Narcia, Hyuu, Kai, Thunder e Rainha Sania são os que mais chamam atenção pelo formato: são divididos em três partes, cada qual com uma cor. Este fato não ocorre com o Rei Paulo, Gamigami, Shirokishi (um cavaleiro que sempre ajuda os heróis durante a história), bruxa Guilda (irmã de Narcia) e Storm, que possuem como olhos um círculo branco grande e um ponto preto no meio.
![]() |
Os principais personagens do desenho: Rainha Sania, Rei Paulo, bruxa Guilda, Hyuu (acima dela Storm e Thunder), Pietro, Narcia, Kai, Gamigami e Shirokishi. Repare nos olhos de cada um deles |
E, por fim, as músicas de abertura e de encerramento têm canções com vozes infantis, tanto na versão original japonesa quanto na dublada. Confira as duas abaixo:
Abertura nacional em português
Abertura original em japonês (sem legenda)
E AQUI TUDO PIRA DE VEZ
Talvez a principal mostra da dificuldade de compreensão deste anime é o 18º episódio – intitulado A Floresta do Coração. Por vinte minutos é como se a série desse uma ligeira pausa.
Pietro, Hyuu, Narcia, Shirokishi e Gamigami estão perdidos em uma floresta misteriosa. Eles parecem todos perdidos ou procurando uns aos outros em decorrência do episódio anterior. E, de algum modo, serão levados a refletir sobre seu ‘demônio interior’.
A forma de contar a história aqui é totalmente diferente: os cenários são nitidamente falsos e montados semelhantes a uma peça de teatro, e mudam dependendo da fala dos ‘atores’, como quando Pietro reencontra os pais, sua mãe fala: “Você está atrasado, o que esteve fazendo? A cortina da noite já desceu pelo céu”. Neste exato momento o fundo representando o dia desce e por detrás dele surge um novo pintado com tudo escuro e estrelas no céu.
![]() |
Palhaço que aparece para quase todos os personagens |
Veja o que ocorre com cada um deles:
- Pietro: revê seus pais novamente como reis (em episódios anteriores, Gamigami consegue trocar seu castelo com o de rei Paulo e tomar o poder da cidade). Mas eles estão estranhos, como se nada tivesse acontecido. Ao fugir, encontra o castelo de Popolocrois feito de doces e descobre que o dono do local é ele mesmo só que mais velho. Sua versão anciã o questiona sobre que homem ele quer ser quando crescer. Por fim, este o libera com o conselho de que nunca desista de nada.
- Narcia - reencontra sua contraparte Kai. Elas discutem sobre quem é quem na realidade. Kai afirma saber que Narcia sempre teve ciúmes dela e que chegou a hora de se separarem. Narcia pede para Kai não ir justamente por uma completar a outra. O que acaba aceito.
- Hyuu: se vê a beira de um precipício com outras crianças do Clã do Vento no que parece ser uma aula de voo. Quando ela ameaça cair em um furacão lembra-se de quando estava começando a voar e alguém, que parece ser seu pai, explica-lhe que precisa aprender para o dia em que tiverem que se separar. Ele ainda diz que isso ocorreria por ser da natureza do Clã do Vento, que passava a vida em busca de algo mas sem saber o que, mas ela descobriria por ser diferente.
![]() |
Kai e Narcia discutem o que é real ou não |
- Gamigami: encontra-se bem mais velho e agora como senhor do mundo, ovacionado pela população. Mas todos são feitos de papelão. Seu robô lhe explica que não há mais ninguém lá, que todos foram embora quando não o aguentaram. Por fim, seu castelo vem a baixo.
![]() |
O palhaço ao final de toda a ilusão |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para quem teve o prazer de assistir este anime, o final revela muitas surpresas em uma história bastante confusa.
Mas também muitos são os acontecimentos sem sentido ou sem explicação, como quando no segundo episódio Thunder e Storm mostram todo seu poder para proteger Hyuu e transformam-se em gigantes, fato que nunca mais se repete no desenho. Mesmo o poder do dragão de Pietro é mal explorado e surge em apenas dois episódios (também no segundo e no último).
Anemoritos, que é citado desde o início como sendo a pedra onde o poder do dragão de Pietro é aprisionado por Hyuu, no final descobre-se que é também o nome de um acontecimento passado que causou a cisão entre Vento, Dragões e humanos.
E o grande final, revelando a verdadeira profecia do Anemoritos não ajuda muito, já que não é uma explicação tão clara sobre o que a união dos três clãs causaria. A princípio, mostra apenas crianças dos três grupos brincando juntas e fica nisso.
O design dos personagens, embora infantil, não prejudica o rumo da história, mas engana bastante no primeiro olhar. Claramente não é um desenho que conseguirá atrair a atenção de muitas crianças, embora tenha bastante sacadas de humor.
Mas é uma boa aposta para quem gosta de histórias criativas e com grau de dificuldade no entendimento, daquelas que nos fazem pensar sobre elas. Há uma lógica para quase tudo que ocorre no anime, até mesmo para o amalucado 18º episódio, que, em um segundo olhar, torna-se o ápice de tudo e o ponto de virada de todos os personagens envolvidos.
POPOLOCROIS
Título original: Popolocrois Monogatari
Estúdio: Bee Train
Episódios: 25 (aproximadamente, 24 minutos cada)
Ano de exibição: 1998/1999 (Japão | TV Tokyo) e 2001/2002 (Brasil | Cartoon Network e Rede Globo)
Direção: Kōichi Mashimo
Baseado no mangá original de Yohsuke Tamori (Asahi Shimbun Student Newspaper, 1984)
Observação - Guia da história
Popolocrois Monogatari foi um dos animes passados pela Cartoon/Globo como uma obra infantil, sendo o mesmo aclamado mundialmente como uma obra cult cuja a densidade do enredo pode ser comparada a Junni Koukki (Passado como Twelve Knights pela Animax/Sony Spin)O enredo é complexo mas mistura bem com as pitadas de humor, nada muito forçado... Texto muito bom Tiago, prometo passar mais vezes para ler e expor minhas opiniões.
ResponderExcluirAbraços
Fabio Caparroz
Olá, parceiro. Tudo bem? Obrigado por suas considerações. Adoro Popolocrois, mas demorei para achar em boa qualidade para assistir. Na época da Globo não consegui conciliar o horário de exibição com as aulas e não vi tudo. Só agora.
ExcluirNão conheço o que menciona. Vou pesquisar. Espero vê-lo aqui em outros momentos.
Abraço.
Eu assistia Popolocrois no Cartoon, pra chegar a tempo na escola não dava pra ver o final dos episódeos, mas tinham vezes que eu me atrasava só pra ver tudo... Ai, boas lembranças *-*
ResponderExcluirÓtima resenha, adorei relembrar desse anime =}
Olá, Tats. Eu lembro que comecei a assistir este desenho quando estava de férias da escola e adorava. Mas depois que as aulas voltaram ficou difícil de acompanhar e nunca soube como ele terminava até encontrá-lo na net para resenhá-lo.
ExcluirObrigado pelo elogio, mas fico mais feliz por ter te ajudado a recordar do anime.
Abraços.
Boas amigo,
ResponderExcluirTens todos os 25 ep dublado? Se sim poderia me arranjar pf.
Abraço!