Popolocrois Monogatari | Guia da história


Pietro, personagem do anime Popolocrois MonogatariPOPOLOCROIS MONOGATARI é um desenho japonês (ou anime) criado pelo estúdio Bee Train, tendo como base o mangá original publicado nos anos 1980 pela revista Asahi Shimbun Student Newspaper e o game Popolocrois Story, lançado para PlayStation em 1996.

Foi exibido pela TV Tokyo entre 1998 e 1999, tendo chegado ao Brasil em 2001 pelos canais Cartoon Network e Rede Globo (onde era exibido antes da telenovela infantil Bambuluá, com a Angélica).

Este guia da história foi montado como complemento à Observação publicada neste blog e resume de forma bem compacta a história deste anime.

O MUNDO SEGUNDO O ANIME

A trama é focada no príncipe Pietro (ou Pietro-ouji, no original), destinado a herdar o reino de Popolocrois, então governado por seus pais Paulo e Sania. O garoto passa os dias divertindo-se com sua amiga Narcia, uma aprendiza de bruxa da floresta possuidora de um amuleto com o qual consegue transformar-se em Kai, uma jovem com personalidade aventureira, e em um monstro voador.

Próximo ao reino vive o senhor do mal Gamigami – ele assim de autodenomina –, um gênio em robótica que ambiciona assumir o lugar do rei Paulo, embora seus planos sempre falhem.

Como já foi dito anteriormente, é em uma das tentativas do vilão que algo novo acontece: após a explosão dos equipamentos de Gamigami, um raio parte de seu castelo e atinge os céus e acaba ricocheteado para a floresta. Dele saem três seres, uma garota e dois estranhos bichos, sendo que todos contém o mesmo símbolo na posição do peito.

Personagens do anime Popolocrois Monogatari
Todos os personagens do desenho, na ordem: Rainha Sania,
Rei Paulo, bruxa Guilda, Hyuu (acima dela Storm e Thunder),
Pietro, Narcia, Kai, Gamigami e Shirokishi.

QUANDO TUDO QUE É SIMPLES COMEÇA A SE COMPLICAR

Descobrimos que a garota chama-se Hyuu e os dois estranhos bichos são seus espíritos guardiões, Thunder e Storm. Aqui a história começa a se tornar complexa, afinal descobrimos que a rainha Sania pertence ao Clã dos Dragões – informação que os habitantes de Popolocrois parecem acostumados –, mas mora normalmente entre os humanos. O que não parece ser algo normal para Storm.

A rainha é a única a notar que o símbolo em Hyuu revela que ela faz parte do Clã do Vento, mas há um detalhe: segundo a rainha, “o Clã do Vento foi extinto aqui há muito tempo”. A explosão ocorrida, na verdade, a fez viajar no tempo/espaço até aparecer no atual. Esta informação afetará bastante a garota que, aconselhada por seus guardiões, buscará de todas as maneiras voltar para seu tempo real.

Hyuu, personagem do anime Popolocrois Monogatari
Hyuu surge do nada e será o centro
da história
Na tentativa de salvar castelo contra nova ofensiva de Gamigami o poder do Dragão de Pietro manifesta-se, o que era bastante plausível visto a origem de sua mãe. No desenrolar da história, este poder acabará nas mãos de Hyuu, que com a ajuda do Sr. do Mal, espera que isto possa ajudá-la em seu objetivo.

Quem aparece em seu caminho é Shirokishi, um cavaleiro branco bastante conhecido no reino, mas que há tempos estava desaparecido, preso em uma caverna, onde procurava a espada lendária. O personagem será uma espécie de conselheiro de todos no decorrer da trama.

Gamigami, personagem de Popolocrois Monogatari
Gamigami em uma de suas tentativas de tomar o poder sendo
observado por Pietro e Narcia
Após tomar o poder de Pietro, Hyuu descobre estar apaixonada pelo jovem príncipe e começa a usar Gamigami – que ama Narcia, mas encontra-se sob o efeito de uma poção elaborada por Storm e Thunder para estar apaixonada por sua líder – para tentar capturá-lo e transformá-lo em seu escravo. Tudo na tentativa de mantê-lo por perto.

Em um dos momentos mais marcantes do anime, Hyuu consegue convencer Pietro a se afastarem de todos e ficarem juntos em uma praia. Ela apaixonada e ele apenas querendo salvar a amiga. Entretanto, neste momento o Clã do Vento começa a dar indícios que estava vivo e clama pela volta da garota.

AQUI TUDO TERMINA

Hyuu tenta obrigar Gamigami a casar-se com ela, tentando evitar ser levada de volta pelo Clã do Vento, que retornou em peso ao tempo atual e agora circunda a casarão de senhor do mal. Mas ao atacar o Clã do Vento, ele reverte o processo que o levou para Popolocrois e troca novamente de lugar com o castelo do rei Paulo.
Gamigami, personagem do anime Popolocrois Monogatari
Gamigami já como novo soberano de
Popolocrois

A garota desmaia e é socorrida por Pietro e Narcia. Ela explica aos dois que por sua origem não pode “ficar misturada com o Clã dos Dragões e com os humanos”.

O mistério em torno do Anemoritos finalmente é explicado: anemoritos não é apenas o nome da pedra que guarda o poder do dragão, mas sim uma cerimônia realizada tempos atrás. O Clã dos Dragões possui o poder para ruir toda a extensão do planeta; o Clã do Vento possui a liberdade para voar livre ao vento; e os humanos passaram a viver entre conflitos e confusões. As raças não podem interferir umas nas outras, caso contrário a tragédia do Anemoritos se repetirá. Por isso o Clã do Vento partiu.

O pai de Hyuu que lidera o misterioso grupo lhe expõe que ela não poderá ficar com Pietro, justamente por ele ser meio dragão, meio humano. Uma união entre os dois provocaria uma nova catástrofe.

Hyuu decide acatar em partes as ordens do pai e partir com sua família, mas devolve o Anemoritos para Pietro, não sem antes liberar uma magia sobre ele, apagando-lhe a memória.

Cena do anime Popolocrois Monogatari
Nova configuração da tabuleta, unindo os três povos
A magia, entretanto, não funciona. Decidido a evitar que sua amiga vá embora, Pietro destrói a pedra, pensando assim também acabar com o poder do Dragão nele contigo. Mas, na verdade, ele libera o poder que retorna para ele. Hyuu corre para salvá-lo e uma explosão de luz ocorre. O céu muda rapidamente e todos já não sabem mais o que estão vendo, passado, futuro ou apenas uma ilusão. Mas a enorme placa onde mostrava a imagem dos três povos agora aponta várias crianças, do Vento, Dragões e humanas, brincando.

Cena do anime Popolocrois MonogatariPietro, Hyuu e Narcia correm sorrindo e começam a brincar. A pintura na tabuleta muda, indicando agora exatamente a cena que realizaram. A conclusão é que o que os adultos não conseguiram compreender somente foi possível para as crianças.

Mesmo com a certeza de que haviam errado, o Clã do Vento decide partir com o consentimento de Hyuu. Pietro sabe que ainda terá de lutar para “construir o mundo onde os humanos, dragões e o Clã do Vento possam viver tranquilos e juntos”. E os dois, junto com Narcia, prometem que um dia ainda irão se reencontrar.

Observação - Guia da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...