Doctor Who | Guia da história


Logo da série Doctor Who
DOCTOR WHO é uma série britânica de ficção-científica da BBC. A história segue os passos do último Senhor do Tempo, conhecido apenas como Doutor. A bordo de uma máquina do tempo – que vista pelo de fora é apenas uma cabine telefônica dos anos 1950 – ele viaja pelo tempo/espaço.

Este guia da história foi montado como complemento à Observação publicada neste blog e resume de forma bem compacta a história desta série.

ORIGEM DO DOUTOR

O Doutor faz parte da raça dos Senhores do Tempo do planeta Gallifrey, exterminada em uma guerra contra os Daleks, que sozinho parte em uma viagem eterna por vários momentos do universo. Ele possui a habilidade de ‘regeneração’ (inicialmente conhecida como ‘renovação’), desta forma o personagem muda de corpo, e até sua personalidade, antes de morrer, conseguindo assim, como afirma o nono doutor, “enganar a morte”.

Levando em consideração este fato, não é estranho notar que até o momento onze atores já viveram o personagem na televisão:

Atores que viveram o personagem Doutor na série Doctor Who
Todos os atores que viveram o autor na ordem, a
começar pelo primeiro do canto superior esquerdo.
Única exceção é Matt Smith, o atual.
1. William Hartnell: 1963-1966
2. Patrick Troughton: 1966-1969
3. Jon Pertwee: 1970-1974
4. Tom Baker: 1974-1981
5. Peter Davison: 1981-1984
6. Colin Baker: 1984-1986
7. Sylvester McCoy: 1987-1989 e 1996
8. Paul McGann: 1996
9. Christopher Ecclestone: 2005
10. David Tennant: 2005-2010
11. Matt Smith: 2010-atual

Outros atores viveram o personagem na rádio e em outras mídias, mas não são contabilizados no cânone da série, que leva em consideração apenas a televisão, além de alguns livros e quadrinhos.

Os episódios The Deadly Assassin (3º episódio da quarta temporada) e Mawdryn Undead (3º episódio da vigésima temporada), além do filme de 1996, agregam uma informação importante à saga. Neles é mencionado que Senhor do Tempo pode se regenerar 12 vezes, para um total de 13 encarnações.

Levando em consideração que o atual é o 11º, o fim da série pode estar próximo (embora é sabido que isto seja fácil de contornar).

Em todas as suas fases e faces, o Doutor esteve sempre a bordo do TARDIS, abreviatura para Time And Relative Dimensions In Space (algo como Tempo e Dimensões Relativas no Espaço, em português). A máquina do tempo é bem maior por dentro do que por fora. Sua visão externa é protegida pelo Circuito Camaleão, que faz as pessoas apenas a verem como um objeto simples. Entretanto, por conta de uma avaria, ele acabou travando na imagem de uma cabine telefônica dos anos 1950 na Inglaterra.

Tardis, a máquina do tempo do Doutor em Doctor Who
TARDIS, a máquina do tempo do
protagonista
Em cada episódio, o Senhor do Tempo acaba encontrando falhas no tempo/espaço ou seres que provocam falhas. Seu papel é consertar o erro e permitir que tudo volte ao que era antes, ou pelo menos algo próximo disso.

Seus inimigos mais constantes são os Daleks, responsáveis pela destruição de seu povo. Estes seres eram cientistas do planeta Davros que transmutaram seus corpos para tanques vivos com armadura mecânica. Seu objetivo, como sempre deixam claro com suas vozes metálicas, é ‘exterminar’ todos os seres inferiores a si próprios.

ORIGEM DA SÉRIE

Doctor Who foi ao ar pela primeira vez em 23 de novembro de 1963, coincidentemente o dia do assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O idealizador foi Sydney Newman que, recém-chegado a BBC, foi incumbido de criar um programa para os sábados à noite voltado para toda a família. Fã de ficção-científica, pensou em um alienígena em uma nave que era maior por dentro do que por fora – visando assim a redução do custo de produção – que viaja pelo tempo e espaço em busca de aventuras.

O objetivo pedagógico de Newman era tão grande que pensou no TARDIS como um objeto que tomaria forma diferente a cada episódio, dependendo de onde a história se passasse. Mas devido ao custo reduzido, logo no primeiro episódio o Doutor informa a falha no Circuito Camaleão.

Doctor Who, na verdade, era apenas o nome provisório da série, mas acabou virando definitivo por falta de ideias melhores. William Hartnell, o primeiro Doutor, também só aceitou o papel após muita insistência da produtora que acabaria responsável pela série, Verity Lambert, e porque julgou que os netos iam gostar de vê-lo em um papel mais infantil.

DUAS FASES DO PROGRAMA E POPULARIDADE MUNDIAL

Matt Smith, 11º ator a viver o personagem Doutor na série Doctor Who
Matt Smith, o Doutor atual
A primeira fase foi ao ar entre 1953 e 1989, e embora tenha tido índices de audiência muito alto em diversos momentos, acabou cancelada pela BBC por baixos resultados em seus últimos anos. Um filme chegou a ser exibido em 1996, apresentando o oitavo Doutor. Sua existência foi contabilizada no cânone da série por sua participação também em áudio livros e outros materiais, que fazem ponte entre uma fase e outra.

A série voltou ao ar em 2005, com Christopher Eccleston no papel do protagonista e permanece no ar até hoje com Matt Smith, que assumiu o papel após a saída de David Tennant, tido o melhor dessa nova fase.

Atualmente, Doctor Who, além de ser a série de ficção-científica mais longeva da história – conforme informação do Livro dos Recordes –, está em exibição em mais de 50 países. A TV Cultura passou a exibir (em 19 de março de 2012) a série a partir da primeira temporada da segunda fase.

SÉRIES DERIVADAS

Existem – ou existiram – ao todo seis séries derivadas de Doctor Who. São elas:

- K-9 and Company: aventuras do cachorro-robô companheiro do Doutor em alguns episódios. A série, porém, apresentou resultado abaixo do esperado pelos produtores e virou ficou apenas com o piloto, exibido como especial de natal de 1981.

- Doctor Who Confidential: documentário criado em 2005 (junto com o início da segunda fase) que vai ao ar logo após os episódios de Doctor Who e mostra os bastidores da gravação do episódio.

Membros da equipe Torchwood, na série homônima
A equipe de Torchwood, liderada pelo Capitão Jack
Harkness, a frente
- Totally Doctor Who: programa foi ao ar entre 2006 e 2007 como uma espécie de game show da série, voltado ao público infantil.

- The Sarah Jane Adventures: série infantil de 2007 com a família de Sarah Jane (interpretada por Elisabeth Sladen), uma das principais companheiras do Doutor durante a série clássica. A série teve seu fim em 2011 com a morte da protagonista.

- K9: série de 2009 novamente com o cachorro-robô, produzida junto ao Disney XD, ainda no ar.

- Torchwood: o mais bem sucedido entre os spin-off, a série segue a equipe de investigações contra alienígenas na Terra liderada pelo Capitão Jack Harkness. Atualmente encontra-se em sua quarta temporada, mas não há sinais de que vá continuar.

Observação - Guia da história

2 comentários:

  1. Gostaria de corrigir que oficialmente, no Brasil, os "Time Lords" são chamados de Senhores do Tempo.

    No mais, ótimo Guia, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela correção, Danil, já foi corrigido no texto! Abraços e retorne mais vezes!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...