Sonhos - The Soul Seekers livro 1 | A saga dos buscadores de almas


Capa do livro Sonhos - The Soul Seekers, livro 1, de Alyson Noël (LeYa)
Selo do Blog Parceiro LeYa / Lua de Papel“Há muitos mistérios entre o céu e a Terra que nossas vãs filosofias ainda hão de explicar” (Shakespeare).

Eis uma boa citação para abrir esta Observação, pois após a leitura de SONHOS, primeiro livro da coleção The Soul Seekers, de Alyson Noël, muitos – assim como eu – se pegarão pensando em antigas tradições e em novos caminhos para trilhar. Aqui, no caso, será o xamanismo.

De início somos apresentados a protagonista Daire Lyons, jovem singular, de dezesseis anos recém-completos, e que, como qualquer outra garota, quer desfrutar da sua juventude e aproveitar as viagens com sua mãe, uma maquiadora de Hollywood, da forma mais intensa possível.

Estuda a distancia e não se prende a lugar algum nem a ninguém. Sua vida dá uma guinada de 180° quando começa a ter visões de pessoas brilhantes e corvos aparecendo do nada. Depois de muitas pesquisas e investigações médicas sobram apenas duas alternativas: internação em um sanatório ou morar com sua avó paterna que nunca a tinha visto antes.

INDO A FUNDO NO XAMANISMO

Alyson Noël entrega em sua biografia a curiosidade de ter trabalhado como babá, balconista e comissária de bordo, o que lhe permitiu conhecer pessoas e locais a fundo antes de se debruçar na carreira de escritora (alcançando sucesso com a série Os Imortais, lançada no Brasil pela editora Intrínseca).

Membro dos Apaches, tribo do Novo México nos Estados Unidos
Tribo Apache, do Novo México, praticantes do xamanismo
Para The Soul Seekers, a autora aprofundou sua pesquisa, passando um tempo no Novo México para conversar com locais e entender desde o simples cotidiano ao pensamento individual de cada um dos entrevistados, afim de compreender melhor a base de sua nova saga: o Xamanismo. Chegando até mesmo a fazer a iniciação à prática.

Mas espere, melhor ir com calma e explicar melhor o que vem a ser os xamãs (e o bom é que o próprio livro é bastante didático neste sentido).

“Os conceitos xamânicos datam de milhares de anos... Sua origem foi remontada até a Sibéria, onde o papel principal do xamã era o de cuidar da comunidade. Manter o bem-estar da tribo, garantir a viabilidade das plantações e comida, liderando cerimônias sagradas, servindo como ligação primária entre este mundo e o mundo espiritual” (pg. 112).

Ou seja, através de rituais, poções preparadas com ervas e produtos cedidos pela própria natureza e a harmonização da energia humana com a da mãe natureza (entenda-se desde a flora à fauna), os xamãs detinham (ou detêm, dependendo da crença de cada um) a capacidade de se tornar um com a natureza, atravessar os portais entre os mundos (superiores, inferiores e medianos) e assim ajudar a resolver problemas, curar pessoas e receber novos ensinamentos.

Os mundos, ou planos, de acordo com esta crença, são lugares que existem em paralelo ao nosso, onde vivem as entidades espirituais, desde espíritos guardiões a divindades, como a Guardiã dos Ossos, sempre lembrada no dia dos mortos quando celebram com fantasias de caveiras e influenciam tudo que ocorre por aqui.

Mágico Vento, personagem italiano dos quadrinhos Bonelli
Mágico Vento, exemplo do mundo dos quadrinhos que
também aborda o tema xamanismo
Outro papel que é creditado aos xamãs é a manutenção do equilíbrio entre as dimensões, combatendo o que quer que possa afetar a harmonia já existente. No livro Alyson apresenta um exemplo do que ocorre quando há o desequilíbrio: “A Ascensão de Atila, o Huno, Vlad, o Empalador, Stálin,(...) Hittler (...) tudo isso está relacionado à influencia sombria (...) no mundo inferior” (pg. 184).

Infelizmente, o xamanismo muitas vezes é confundido e mal compreendido, pois muitos acreditam que as ações xamânicas são voltadas para maldade. Vale lembrar que esta prática é bastante ligada aos índios – como é mostrado, por exemplo, na série de quadrinhos Mágico Vento – e, por muito tempo, foi combatida pelo ‘povo branco’, que procurava impor seu pensamento à força.

DE VOLTA AOS SONHOS

Sonhos, substantivo masculino 1.Sequência de fenômenos psíquicos (imagens, atos, ideias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono; 2.Aquilo com que se sonha; 3.Fig. Fantasia, ilusão; 4.Fig. Desejo, aspiração; 5.Cul. Bolinho leve, frito, feito com farinha, leite e ovos. Esta é o que seriam as definições normais da palavra, mas nenhuma parece se encaixar para Daire Lyons.

Retomemos um pouco mais de sua aventura e agora você entenderá onde de fato os xamãs entram na história.

Depois de muita briga aceita que morar com a avó é a melhor opção, e lá descobre não estar louca e sim que descende de uma forte linhagem de xamãs por parte do pai (que nunca conheceu, pois morreu antes mesmo dela nascer). A partir deste momento começa sua iniciação e descobre que seus até então misteriosos sonhos com um garoto de olhos azuis-gelo são mais do que uma reação inconsciente ao dormir e sim uma introdução do que está por vir.

Além da batalha interior, para aceitar seu destino como xamã, ainda precisa enfrentar algo muito mais aterrador: escola comum, professores, alunos e ‘panelinhas’ de um lugar desolado do Novo México, onde todos se conhecem e a grande maioria teme as mudanças e novidades. Como se não bastasse isso, descobre também que é protagonista em uma batalha milenar entre os Trabalhadores da Luz e os da Escuridão para manter o equilíbrio das forças do mundo terreno e os planos invisíveis. Quer mais? Só aguardando os demais livros de The Soul Seekers.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Alyson Noël, autora do livro Sonhos - The Soul Seekers, livro 1 (LeYa)
A autora de The Soul Seekers Alyson Noël
A primeira Observação que faço é que o título do primeiro livro da saga, apesar de Sonhos ser compreensível com a obra, ficaria muito melhor se a editora optasse por traduzir o original – Fated (Predestinada, em português) –, sendo muito mais fiel e de melhor compreensão, uma vez que os sonhos são apenas uma pequena parte da história (já que as visões são visões mesmo e não sonhos). Já  ‘Predestinada’  indica o que a ‘abuela’ quer dizer sobre a linhagem milenar da família, sobre o papel dela na batalha já existente e o porquê da facilidade da protagonista em evoluir seus poderes e conhecimentos com pouca prática e treinamento (como é indicado no livro).

Fora isso, a história é consistente e a leitura flui tranquilamente, simples e gostosa – embora algumas, ainda que poucas, passagens avancem rápido demais. A imaginação corre solta e as personagens criam vida própria na imaginação do leitor. A paisagem e os fatos acabam se tornando quadros na mente, graças a detalhada descrição.

A obra se beneficia ainda mais graças a pesquisa realizada pela escritora, que chega a reproduzir pratos típicos (panqueca de milho azul e tortas). Leitura recomendada para leitores que gostam de aventura, misticismo e de conhecer novas culturas e costumes. Resta saber se os próximos manterão o ritmo.

Confira o book trailer de Sonhos (em inglês):

SONHOS – THE SOUL SEEKERS LIVRO UM
Título original: Fated
Autora: Alyson Noël
Editora LeYa
Páginas: 318
Ano de lançamento: 2012

Livro observado por Eduardo Takahashi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...