Três Sombras | Laços que unem pai e filho


Capa da história em quadrinhos Três Sombras, de Cyril Pedrosa
Existe uma relação maternal natural na vida de um ser vivo. Costuma-se dizer que a mãe, por ser o papel central na geração de filhos, constrói instintivamente uma afinidade especial com o bebê.

O pai não vem com este atributo. A relação com o filho precisa ser construída e muitos acreditam até que ela não faz muita diferença na criação, sua presença ou não pouco acrescentará àquele pequeno ser.

Cyril Pedrosa – e eu também – não pensa assim. Em sua brilhante história em quadrinhos, TRÊS SOMBRAS, nos apresenta um drama baseado na ternura e no amor de um pai por um filho. Uma trama com final triste, já lhe adianto, mas que deixa marcas fortes, principalmente em quem é pai.

Acompanhe conosco nesta Observação os elementos que compõe esta obra.

A VIDA TRANQUILA ATÉ O PERIGO IMINENTE

Cena da história em quadrinhos Três Sombras, de Cyril Pedrosa

Joachim é uma criança normal que mora com os pais – Louis e Lise – em um local distante do resto do mundo. Vivem uma vida feliz, brincam, nadam, fazem piquenique.

“Era assim que vivíamos, no meio das colinas, protegidos das tempestades, ignorando o mundo como uma ilha e depois...e depois tudo mudou”.

Certa noite, Joachim se assusta ao ver três sombras paradas em uma colina próxima a sua casa. Eles parecem observar os residentes. Louis não acha que é nada (“Viajantes passam pela colina enquanto nós estamos dentro de casa, protegidos e no quente”). Mas dia após dia elas continuam lá, e mesmo que os habitantes locais tentem contato, as sombras rapidamente se distanciam para depois retornar mudando totalmente a aura perfeita em que viviam.

Cena da história em quadrinhos Três Sombras, de Cyril PedrosaPreocupada, Lise corre até a cidade atrás de uma velha senhora Suzette Pique, que rapidamente entende o motivo pelo qual estão sendo perseguidos: as sombras vieram levar Joachim.

Ao voltar e contar para Louis, ele entende ser este o motivo, mas não se mostra disposto a entregar o garoto. Aí temos o melhor diálogo de toda a história, embora seja praticamente um monólogo:

“Lise: Eu não vou impedir você de partir, mas não sei se poderei perdoá-lo. Joachim vai nos deixar, eu sei disso, e estou pronta. Você não.
Louis: Lise...
Lise: Me deixa terminar! Não há dúvida de que resta pouco tempo antes de as sombras o levarem. Esses últimos momentos com meu filho, esse tempo... eu dou a você. Para que vocês possam se separar com o coração tranquilo. Eu vou perder um filho...eu espero que a gente também não perca um ao outro”.

LIDANDO COM SENTIMENTOS E COM A VERDADE

O que vem a seguir é a tentativa do pai de evitar a perda do filho tentando ganhar tempo em relação às sombras. Mas uma coisa é muito importante:

“Eu poderia, é claro, ter mentido... mas não o fiz. Joachim me escutou com atenção. Sem dúvida ele entendeu o que estava em jogo em nossa viagem. No entanto, voltamos à estrada nos sentindo mais leves. O medo havia ido embora... após um dia inteiro de caminhada, eu entendi o porquê. Talvez isso não durasse, mas as sombras não nos seguiam mais...”

Os dois agora viajantes se depararão com lugares inóspitos povoados por seres trapaceiros e imorais. A trama parece lembrar a todo momento que aquele belo momento de suas vidas, antes de tudo isso começar, não mais voltará. E a medida que caminha para o fim, o pavor, o medo começa a nos sugar e nos fazer refletir.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Até onde você iria para salvar seu filho?

Foto do autor/quadrinista de Três Sombras, Cyril Pedrosa
O autor Cyril Pedrosa
Cyril Pedrosa trabalhou como animador nos Estúdios Disney em desenhos como O Corcunda de Notre-Dame e Hércules. Embora possa não ser como um todo, é nítida a influência do famoso estúdio em seu trabalho. O dinamismo como ele carrega Três Sombras, o movimento presente em seus desenhos e, acima de tudo, a construção de uma obra sensível, de metáforas da vida real, bela e para todos os públicos.
Cena da história em quadrinhos Três Sombras, de Cyril Pedrosa
Não falarei do final, embora seja totalmente previsível, mas, como pai, senti uma tristeza tremenda quando fechei a última página. Foi difícil falar, precisei ficar sozinho e pensar na história.

Até onde eu iria para salvar os meus filhos?

Não sei. Mas gosto muito de pensar que faria o mesmo que Louis.

TRÊS SOMBRAS
Título original: Trois ombres
Roteiro e arte: Cyril Pedrosa
Editora: Quadrinhos na Cia. / Companhia das Letras
Ano de lançamento: 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...