Ripper Street | Do tempo de Jack, mas sem o Estripador

Em 1888, cinco prostitutas foram encontradas mortas na região de Whitechapel, distrito de Londres.  Se um simples assassinato, seja qual forma for, já chama a atenção, o que dirá deste cujas mulheres foram encontradas mutiladas, sem órgãos.

O autor dos brutais crimes, entretanto, jamais foi identificado dentro das investigações do detetive Abberline, o que o levaria a ser imortalizado como Jack, o Estripador.

O episódio real conhecido como ‘Assassinatos de Whitechapel’ é constantemente alvo de estudos e objeto de várias adaptações na literatura, quadrinhos, cinema e televisão. Mas este não é o caso em RIPPER STREET, série inglesa da BBC.

Quer entender melhor? Basta nos acompanhar nesta Observação e fazer suas próprias descobertas.

VIDA PÓS ASSASSINATOS

Edmund Reid (vivido pelo ator Matthew Macfadyen, conhecido por seu papel de Sr. Darcy no filme Orgulho e Preconceito) segue como Inspetor de Whitechapel, mesmo ainda sem elucidar o maior mistério de sua época. Para ele, ainda que sem solução, os assassinatos das prostitutas ficaram no passado. Passado, bom dizer, ainda bastante recente, porque apenas seis meses se passaram.

Nas ruas, o tom ainda é de revolta contra a polícia, considerada fraca pela população. Grupos de cidadãos foram formados para ‘ajudar’ o trabalho de investigações de estranhas mortes.

Com uma equipe formada pelo Sargento Detetive Bennet Drake – um homem bastante truculento, frio, mas de coração mole por uma mulher em especial – e pelo Capitão Homer Jackson – que esconde um passado sombrio envolvendo a famosa agência de detetives Pinkerton e curte uma vida boêmia, morando de favor no puteiro de Long Susan –, Reid tenta resolver agora os crimes em Whitechapel pós-Jack, ainda que a figura deste personagem esteja também intrincada na trama.

Será o relacionamento entre eles que dará o tom a série.

A FALTA QUE ALGUÉM FAMOSO FAZ

A essência de Ripper Street é mostrar crimes que ocorreram no mesmo período em especial à sombra dos assassinatos praticados por Jack, o Estripador, ou tão originais quanto. E talvez aqui esteja sua grande falha.

Ao levantar questionamentos sobre o famoso assassino, a primeira temporada criou uma expectativa sobre a possibilidade da série, mesmo que defendendo sua própria tese, mostrá-lo ou, ao menos, ajudar a elucidar um pouco mais os acontecimentos da época. Mas ficamos muito longe disso.

O último episódio foi o mais fraco de toda a série, mostrando um obsessivo Abberline, tentando culpar qualquer um que apareça com qualquer motivo fútil de ser Jack, e um alucinado Edmund Reid correndo atrás do homem que acredita ter levado sua filha. O que temos ao término de tudo é a mais pura prova que homens podem pirar quando decidem focar todas as suas energias em uma única possibilidade e esquecem de enxergar o óbvio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ainda sim, podemos dizer que Ripper Street é uma boa série e, graças ao sucesso com audiência assegurado, a BBC já garantiu uma segunda leva de episódios.

Reid, apesar de bastante fraco no último episódio, é um personagem bastante interessante, assim como seus dois parceiros. A sinergia entre eles torna é o que dá o tom, ainda que em alguns momentos soe como um CSI de época.

Vale destacar o nascimento (ou florescimento, já que o boom deu-se mesmo na época de Jack) do jornalismo sensacionalista. Fred Best molda a notícia do jeito que mais lhe agrada ou do que mais considera que vá vender seu jornal, não muito diferente do praticado por alguns veículos de comunicação ainda nos dias de hoje.

Ripper Street vale sim seu tempo! A reconstrução perfeita do ambiente da época e a sintonia entre os protagonistas prometem entretê-lo por boas horas.

RIPPER STREET
Título original: Ripper Street
Criador: Richard Warlow
Temporadas: 1 (a 2º temporada será lançada no final de 2013)
Elenco: Matthew Macfadyen (Inspetor Detetive Edmund Reid, Jerome Flynn (Sargento Detetive Bennet Drake) e Adam Rothenberg (Capitão Homer Jackson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...