Suisei no Gargantia | Mistério e perigo em alto-mar

SUISEI NO GARGANTIA é um anime dirigido por Kazuya Murata com 13 episódios, exibidos no Japão entre janeiro e junho de 2013. Nele, acompanhamos o subtenente Ledo e o robô sapiente – ou Máquina de Calibre, como são chamados – Chamber. Os dois pertencem à Aliança Galáctica, cujo objetivo é destruir a Hideauze, uma forma que parece uma mistura entre flores e polvos gigantes, e vagam pelo espaço ameaçando a humanidade.

Em uma das batalhas, Ledo e seu oficial superior Kugel são pegos em uma espécie de portal e, mesmo com o sacrifício de seu comandante, o rapaz desaparece no fluxo. Mais tarde, acorda no armazém de um imenso navio, rodeado por humanos estranhos que não falam seu idioma.

Afinal, onde está Ledo? Conseguirá ele voltar à Aliança? Essas são as perguntas que passam pela cabeça do rapaz e também o principal motivo pelo qual Gargantia é um dos animes mais interessantes dos últimos tempos. Confira a Observação a seguir.

O ESTRANHO EM UM LUGAR ESTRANHO

Enquanto Ledo está dentro de Chamber, acompanhamos diversas tentativas dos residentes do barco em abrir aquela estranha máquina resgatada do fundo do oceano, mas ela resiste a qualquer coisa, desde pancadas com marretas até o calor do maçarico. Após Chamber acordar Ledo, a máquina informa que este dormiu durante seis meses em animação suspensa.

Assustado, o segundo tenente não pensa duas vezes e segue seu treinamento militar. Sai armado da Máquina de Calibre e pega como refém a pessoa mais próxima para garantir sua vida ao sair dali. Uma menina. Sem entender uma só palavra do que aquelas pessoas dizem (e vice-versa), o piloto corre com a moça pelos corredores enferrujados do local e, ao sair, percebe que está em um imenso navio, que mais parece uma cidade flutuante.

Pressionado, Ledo solta a moça e, em seguida, Chamber intervém e aconselha o piloto a colaborar com seus captores para conseguir mis informações sobre o que está acontecendo. Nesse meio tempo, o robô decifra a língua dos nativos do local e começa a servir como tradutor, falando por Ledo e escrevendo o que eles falam em um display projetado pelo módulo que o soldado carrega em seu uniforme, perto do pescoço.

Com a comunicação estabelecida, Ledo faz contato com Amy, sua refém de outrora. A moça de 15 anos – que logo de início se mostra interessada no rapaz – revela que trabalha como mensageira na frota que leva o nome de Gargantia. Não é um navio, portanto. Mas vários. Interligados por pontes levadiças. É nesse ponto também que o rapaz descobre que está na Terra e no futuro! O planeta que é apenas uma lembrança deixada para trás por sua gente existe e agora os evoluídos membros da Aliança Galáctica não passam de história antiga.

Com o tempo, Ledo começa a se adaptar à vida em Gargantia e Chamber mostra-se extremamente útil aprendendo conceitos daquela civilização e ensinando-os para seu piloto. Além de ser uma peça fundamental na defesa da frota contra piratas, como a voluptuosa Lukkage, que comanda um robô em formato de lagosta. Os mechas de Gargantia, aliás, são um show à parte. Com aspecto rudimentar, composto por alavancas e válvulas, os Unboros fazem contraste perfeito com a alta tecnologia de Chamber. Mas mostram-se extremamente úteis nas tarefas que movem a economia da ilha viajante: encontrar relíquias submarinas.

O MISTÉRIO DAS LULAS GIGANTES

O processo de interação de Ledo e Chamber com os habitantes de Gargantia (principalmente com Amy), enquanto procura uma maneira de volta para casa, já valeria o anime por si só. No entanto, da metade para o final as coisas mudam de figura. Quando encontram um cardume de lulas gigantes, os sensores de Chamber enlouquecem, dizendo que ali está um representante da raça Hideauze. É aí que o pânico começa a tomar conta do anime, uma vez que Ledo quer matar a todas e os membros da frota não veem sentido nisso. Ao contrário. De acordo com os habitantes de Gargantia, matar uma lula gigante não trás boa sorte.

Ignorando a todos, o rapaz simplesmente dizima o cardume e é aí que tudo começa a dar errado para a frota. Brigas internas entre os regentes e a separação de alguns navios enfraquecem Gargantia e não se fala em outra coisa no local a não ser da “maldição das lulas gigantes”. Para a tristeza de Amy, Ledo e Chamber são banidos. E o pior é que ele não se mostra incomodado com isso, afinal pode retomar a missão que abandonou: caçar a Hideauze.

O garoto e o robô se juntam à Pínion, um ambicioso escavador (piloto de Unboro) que faz parte do grupo que se desgarrou de Gargantia e têm seus próprios objetivos: encontrar um gigantesco tesouro subaquático que está, ironicamente, dentro do ninho das lulas gigantes. A oportunidade que Ledo esperava para levar Chamber a destruir o máximo da Hidehauze. possível.

Aqui, a ficção científica dá lugar ao terror. O tesouro ao qual Pínion se refere é uma estação de pesquisas submersa onde as respostas para todas as perguntas estão – principalmente aquelas que o subtenente nunca fez. Ao vasculhar o local, Ledo descobre um experimento, realizado há muito tempo para tornar humanos aptos a viver no espaço, uma vez que o nosso Sol estava prestes a morrer. O mais chocante é que a pesquisa envolve cruzamento de DNA de cefalópodes especialmente desenvolvidos em laboratório.

Junte isso a algumas centenas de anos de evolução e a verdade se torna dura e indigesta. A Hideauze nada mais é do que seres humanos que abriram mão da sua humanidade para sobreviver às condições extremas do espaço. A ideia de que o inimigo agora tinha um rosto que em algum momento foi igual ao dele foi demais para Ledo e ele fica em estado catatônico por um bom tempo, após retornar à Gargantia, para o desespero de Amy.

O CULTO DE KUGEL

Enquanto recupera pouco a pouco sua sanidade, Gargantia se encontra com outra frota e, para a surpresa do piloto, outra Máquina de Calibre está lá. E não uma máquina qualquer, mas sim a Stryker, pilotada por seu oficial superior. Kugel estava vivo. De algum modo ele havia sobrevivido ao portal temporal e talvez soubesse como encontrar o caminho de casa.

Porém, ao fazer contato com a frota, o segundo Tenente encontra o Stryker cercado por adoradores – com direito a mantos roxos com capuz e tudo. Kugel, que não pode sair de seu robô por conta de uma doença contraída assim que chegou à Terra, revela que seu plano é fazer com que aquela sociedade seja o mais parecido possível com a fria Aliança Galáctica e confrontar a Hideauze, que está naquele mundo.

Perplexo com o plano de Kugel, Ledo revela o que descobriu sobre seu outrora inimigo, que a Hideauze tem origem humana, mas o comandante não dá a mínima e apenas revela ao jovem  que já sabia de tudo e não o informou enquanto estavam no espaço simplesmente porque ele não precisava saber. Assim, para defender seus novos amigos – e até seus antigos inimigos – o rapaz entra em rota de colisão com Kugel. Mas, será Chamber apto para enfrentar o poder de Stryker? Para saber como essa batalha termina e, principalmente, porque nenhum pedaço de terra é mostrado durante todo o anime, você terá que assistir Gargantia e esteja preparado: as surpresas simplesmente não param de acontecer mesmo nos minutos finais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com uma animação fluida e bonita, que mistura em doses iguais desenho e computação gráfica, Gargantia tem em seus personagens secundários seu ponto mais forte. Sem eles, toda a história da série poderia ser facilmente reduzida a um único OVA (Original Anime Video –  longa metragens de animação japonesa). Podemos destacar Ridget, a jovem relutante que de uma hora pra outra se vê com o comando da frota em suas mãos e a sexy e divertida Bellows que comanda o time de escavadores e seus Unboros.

Porém, quem realmente brilha entre os personagens secundários é Bebel, irmão mais jovem de Amy. Embora seja muito doente e saia da cama poucas vezes, o menino é extremamente centrado e inteligente, ensinando a Ledo muito sobre a civilização a qual pertence e passando todo o seu conhecimento aprendido nos livros. Tudo isso com muita simpatia e bom humor.


Assim, Bebel se revela um dos grandes sábios de Gargantia e essa é a lição mais valiosa aprendida por Ledo, uma vez que em seu mundo – onde se aprende a ser soldado desde o nascimento – não haveria espaço para uma criança com saúde frágil e sem condições de lutar.

Quando se assiste aos primeiros episódios de Gargantia, é impossível não lembrar-se de Waterworld – O Segredo das Águas (1995). Todavia, o desenho deixa de lado o peso e a violência do filme estrelado por Kevin Costner e ainda recebe de braços abertos influências vindas de outras obras como Admirável Mundo Novo, mostrando o quanto as relações humanas descritas por Aldous Huxley em 1932 ainda servem como ponto de partida para diversas boas histórias.

Apenas a título de curiosidade, também existe um mangá escrito Wataru Mitogawa sobre Gargantia, que começou a ser publicado em janeiro de 2013 e ainda não acabou. Portanto, novas histórias sobre a ilha viajante podem aparecer na TV no futuro.

SUISEI NO GARGANTIA
Títulos Original: Suisei no Gargantia
Título no Ocidente: Gargantia on the Verdurous Planet
Roteiro: Gen Urobuchi
Direção: Kazuya Murata
Ano de lançamento: 2013
Número de episódios: 13

Animação observada por Carlos Bazela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...