Everwood | Nunca é tarde para uma segunda chance


Promo da série estadunidense Everwood - uma segunda chance
EVERWOOD (No Brasil, Everwood – Uma segunda chance) foi uma série estadunidense exibida entre 2002 e 2006. A história gira em torno da família Brown – Andy, Julia e seus filhos Ephram (15) e Delia (8) –, mas mais precisamente no relacionamento entre pai e filho. Nova-iorquinos, excêntricos e peculiares até um trágico episódio onde a matriarca da família perde a vida em um acidente de carro.

A vida dos Brown muda completamente. Andy, um neurocirurgião famoso, requisitado que mal tinha tempo para família se vê em uma situação sem precedentes.

A série reflete em sua primeira temporada a difícil tarefa de Andy em recomeçar uma vida ao lado de seus filhos, sem a mulher. A temática foca o relacionamento entre Andy e Eprham, que se mostra conturbado e conflitante, até de um certo modo peculiar no cotidiano atual.

Esta Observação tratará, em maiores detalhes, da primeira temporada desta série.

CHEGADA EM EVERWOOD

Família Brown da série estadunidense Everwood - uma segunda chance (Andy, Ephram e Delia)
A família Brown: Andy, Ephram e Delia
Eprham culpa o pai por todas as coisas ruins que acontecem à família, pois, ele nunca estava lá para ajudar quando precisavam. Andy nunca percebeu que seu trabalho influenciara a personalidade de seu filho, fazendo-o um verdadeiro estranho dentro do próprio lar.

A morte de Julia, logo no primeiro episódio, tem consequências relevante e imediatas: Andy deixa de fazer cirurgias e Ephram (que nasceu com o dom da música) deixa de tocar piano. Ao longo dos capítulos, ambos tentam retomar a rotina e fazer com que a vida faça sentido sem o pilar que os sustentavam.

Andy decide sair de Nova York e se mudar para Everwood, Colorado, deixando todos perplexos com sua decisão. A razão pela qual ele escolhe a calma e pequena cidade é a lembrança de uma vez sua esposa ter apontado que tinha uma ligação emocional com esse lugar. Quando era criança, ela foi a Everwood de trem e teve que passar a noite na estação com seus pais, ficando encantada com o lugar.

Conhecido e famoso, estampado na capa da revista Times, é assim que a população de Everwood conhecerá Dr. Andy Brown. As indagações não paravam de chegar, porque o melhor neurocirurgião e mais requisitado dos Estados Unidos estava ali? Sua chegada causa euforia e até mesmo inveja nos locais, em especial Harold Abbot Jr., o outro médico da cidade.
Dr. Andy Brown, personagens da série estadunidense Everwood - uma segunda chance
Dr. Andy Brown

Harold é casado com Rose Abbot, prefeita da cidade, com quem tem dois filhos, Amy e Bright. Ambos personagens centrais para a trama.

Amy é (ou era) namorada de Colin Hart, melhor amigo de Bright. Porém, um acidente automobilístico três meses antes da chegada dos Brown o deixou em coma.

Eprham e Amy, personagens da série estadunidense Everwood - uma segunda chance
Eprham e Amy
Andy estabelece uma clínica geral na cidade, de graça, causando espanto a todos. Sua aceitação ao núcleo central da cidade, entretanto, é bastante diferente da recebida por Eprham. Com seu jeito tímido, e digamos esquisito, ganha a amizade de Amy logo no primeiro dia.

O motivo de tão rápida aproximação, entretanto, logo vem à tona: ela quer que Eprham peça ao pai para salvar Colin. Mas é neste momento também que começa a nascer uma paixão de Eprham por Amy. Ele será correspondido, mas só até um ponto: quando o Dr. Brown consegue tirar Colin do coma.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Everwood é uma série que retrata o cotidiano de muitas famílias, as relações interpessoais dos mais variados tipos. Busca mostrar o lado real da vida, aquele que todos temos, mas nunca queremos mostrar.

Dentro desse contexto há vários pontos a serem observados, entre eles destaco a Fé. Não que seja o principal foco – pois não é –, mas mais que religiosidade, mostra como nunca devemos perder a esperança nos piores momentos de nossas vidas.


Tradução:
“O dom de uma comunidade, é que cada um de nós é absolvido do fardo de sermos completos. Dentro e fora de nós mesmos a cada momento nós podemos buscar uns nos outros pelos elementos que nos faltam. Essa semana busquei em um de vocês. Por esta semana... perdi meu casamento. Quando você junta sua vida à de alguém, você planeja seu futuro. Esse não é o verdadeiro significado de esperança? A habilidade de olhar para o futuro e imaginar um tempo melhor. Um tilintar de beleza a se almejar. Essa semana perdi tudo isso. No momento que estava sem razão, quando eu não consegui mais encontrar meu significado, vim aqui para essa igreja. Eu acreditei que como nos outros momentos de necessidade encontraria Deus aqui. Mas não encontrei.
O que encontrei dentro dessa igreja foi um homem mais desprovido de espírito que eu, chorando ao Senhor buscando conforto e não recebendo nenhum. E digo hoje a esse homem, eu não posso consertar seu coração partido. Não posso remendar seu espírito enfraquecido. O que posso fazer é direcionar o amor de nossa comunidade ao seu ferimento, como a sua fé foi a cura para o meu. Cada ano seleciono um membro dessa comunidade que representa o valor da esperança. Esse ano gostaria de apontar um que é o mais merecedor de nós, da vida e da luz dessa comunidade.
Esse homem é o Dr. Andrew Brown... ...Existe dois estados nessa vida: amor e uma busca por amor. É o último que requer a maior dose de bravura. Juntem-se como uma comunidade... e ajudem este homem corajoso a encontrar o que ele veio aqui procurar. Paz. Alegria. Esperança. Para todos nós.”

Nessa linha de raciocínio, esse é o principal foco da série, a chance de recomeçar ou mais, uma segunda chance para tentar fazer melhor.

Elenco da primeira temporada da série estadunidense Everwood - uma segunda chance
Elenco da primeira temporada
É esta a tônica da primeira temporada, uma segunda chance na vida de Andy, para cuidar e acompanhar seus filhos, recriar os laços familiares perdidos. Uma segunda chance à Eprham, para reestabelecer-se com a figura paterna, ausente de sua vida, e seguir em frente após a morte daquele que sempre o apoiou.

EVERWOOD – UMA SEGUNDA CHANCE
Título original: Everwood
Produção: Warner Bros
Origem: Estados Unidos
Ano: 2002 (Primeira temporada)
Produtor Executivo: Greg Berlanti

Série observada por João Paulo Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...