“O que consome seu tempo, consome sua vida”.
Ok, ok, primeiro devo dizer que não sou patrocinado, ou muito menos conheço pessoalmente (que pena!) a atriz e cantora Zooey Deschanel, mas essa é a terceira obra com ela que vou analisar (com essa somam seis as que já fiz pro MIO) e é sobre um casal de namorados, um capitalista aproveitador e muito, muito cereal!
FLAKES narra a história de Neal Downs, gerente de um restaurante, que serve apenas cereal para sua clientela. Mas não um cereal qualquer, e sim uma enorme diversidade de cereais diferentes em gosto e forma. Downs é um músico e, além de cuidar do estabelecimento, tenta terminar seu CD.
Essa Observação vai falar de um filme leve e aparentemente simples, mas que no fundo é uma história sobre realizar seus objetivos e amadurecer. Aconselho ler o texto degustando seu cereal predileto!
VOCÊ ESTÁ CONTRATADA, VOCÊ ESTÁ DEMITIDA!

Após tanto insistir, Katz - interpretada por Zooey Deschanel - consegue ser contratada e promete não misturar a vida no trabalho com o namoro dos dois. Sua estadia no Flakes, no entanto, dura menos de 3 segundos. Na cena mais cômica do filme, Neal a contrata apenas para demiti-la em seguida. “Você está contratada... você está demitida... não fique brava você prometeu não misturar as coisas”.
![]() |
Miss Pussy Katz vai trabalhar na Original Flakes |
Cabe aqui esclarecer que o personagem principal é extremamente contra o fato de que, como ele mesmo diz “tudo nos EUA tem de ser franqueado, padronizado e, por fim, homogeneizado”.
A obra nos mostra a relação de Katz e Neal, Ela é uma pessoa que procura agir mais do que sonhar e sua personalidade contrasta com a dele, apático em relação aos seus objetivos de vida.
Flakes fala, também, da tentativa dos dois em não deixar a vida profissional interferir no namoro, assim como a luta de Willie e Neal para não fechar o restaurante que gerem, ameaçado pelo concorrente.
ELE E ELA
Pode até ter soado como vingança quando, mais tarde no filme, ela demite Neal do Original Flakes - a certa altura da trama, Willie decide fechar o Flakes, e Neal, sem emprego, vai até o concorrente - mas na verdade ela o está ajudando. Ela é o empurrão que faltava em sua vida.
Algumas das falas de Katz merecem destaque, como quando o Neal diz tudo bem ficar desempregado, pois Flakes era apenas um trabalho qualquer. Ela esbraveja “nunca é apenas um trabalho, o que consome seu tempo, consome sua vida”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Relacionamento, amadurecimento e até uma crítica sutil às grandes multinacionais que chegam às cidades e liquidam a concorrência dos estabelecimentos menores são os temas principais de Flakes.
Embora sejam assuntos densos, o diretor Michael Lehmann conseguiu mostrá-los de uma maneira bem leve e divertida, sem apelar para o sentimentalismo barato ou entrar numa discussão anticapitalista. Com uma boa dose de humor e um final feliz, além de te deixar com vontade de comer cereal, Flakes não faz feio no que se propõe: entreter sem complicar.
Trailer do filme:

FLAKES
Estúdio: IFC First Takes
Título original: Flakes
País de origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2007
Diretor: Michael Lehmann
Roteiro: Chris Poche/ Karey Kirkpatrick
Filme observado por Tiago Oliveira.
Devo dizer que nunca vi o filme, e sinceramente, o enredo não me parece lá essas coisas. POrém, verei e emitirei uma opinião sobre. Acho que esse cara que escreve sobre a Zoey tem algum tipo de problema...
ResponderExcluirPara começar, o Sr. JP não sabe nem escrever Zooey direito...rsrsrs. Mas, enfim, eu comecei a assistir com certa desconfiança, mas é um filme agradável e engraçado. Recomendo! Abraços e obrigado por este novo comentário. Aguardo seu texto!
ExcluirCreio que o problema dele é estar longe da Zooey rsrsrs....mas assista sim, vale a pena!
ResponderExcluirVi o filme na Netflix e me interessei por vê-lo por seus curioso título, pois logo pensei o que seria um filme sobre cereais. Porém, não cheguei a assisti-lo. Mas agora, sabendo o quão integrante é, irei assisti-lo assim que puder!
ResponderExcluirGrato.
Também vi no Netflix, Danil, e me interessei por ser com a Zooey. Estamos gratos por ser úteis! Abraços.
Excluir