No dia 4 de maio de 2001 Antonio Altarriba se suicidou após longos quinze anos de depressão. Em sua tentativa de explicar os motivos que levaram o pai aquele ato, o escritor de mesmo nome, junto ao cartunista Kim, explorou sua história uma tocante história em quadrinhos, chamada A ARTE DE VOAR.
Navegue conosco na Observação sobre esta história e ainda conheça um pouco mais sobre a Guerra Civil Espanhola, que faz parte do contexto histórico da vida de Antonio.
SEM MEDO DE FUGIR

A segunda fuga foi em sonhos. “Adorava as brincadeiras que me faziam esquecer a realidade”. Mas a realidade veio abaixo com a morte do querido amigo e assim ele partiu para a vida, fugindo novamente para uma cidade grande. Mas o mundo estava diferente do que ele deixara, um republica havia se instaurado na Espanha em 1931. E a partir daí a realidade que Antonio tanto temia surgiu para suga-lo.
VOCÊ SABE O QUE FOI GUERRA CIVIL ESPANHOLA?
Embora o conflito tenha ocorrido entre 1936 e 1939, precisamos voltar um pouco mais para explicar suas razões. A principal delas foi desencadeada em 1930, após a queda da ditadura de Miguel Primo de Rivera, protegido do então rei Afonso XIII, instaurando assim a Segunda República Espanhola.
Mas neste momento o país ibérico possuía dois fortes grupos opositores:
- Forças nacionalistas e fascistas: aliadas a instituições tradicionais da Espanha, dentre elas o Exército, a Igreja e os Latifundiários (grandes proprietários de terra).
- Frente popular: base do Governo Republicano Espanhol, representados pelos sindicatos, partidos de esquerda e os partidários da democracia.
O primeiro grupo defendia a volta da monarquia, enquanto o segundo – contrário às forças fascistas que haviam dominado Itália (em 1922), Alemanha (em 1933) e Áustria (em 1934), defendia a recém-implantada República.
Durantes os primeiros anos após mudança governamental na Espanha seguiram uma sucessão de ações que deram origem ao conflito, como a tentativa de golpe do general monarquista Sanjurjo, em agosto de 1932, e o episódio conhecido como Comuna das Astúrias, em 1934, quando conselhos operários tentaram uma resistência em Gijon contra a crescente tropa do então General Francisco Franco.
![]() |
General Francisco Franco |
As forças militares angariadas por Franco acabaram, por fim, mostrando-se superiores e isolaram os republicanos na região da Catalunha (cuja capital é Barcelona). A monarquia foi novamente instaurada, mas as consequências foram vistas por muitos anos ainda.
As baixas da Guerra Civil Espanhola oscilam entre 330 e 405 mil mortos, meio milhão de prédios foram destruídos, metade do gado Espanhol morto, além disso a renda per capita reduziu em 30% e fez com que a Espanha afundasse numa estagnação econômica que se prolongou por quase 30 anos. A Catalunha perdeu a autonomia e teve forte repressão cultural e linguística, que só foram retomadas em 1975 após a morte do general Franco e a abertura de eleições livres.
DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ

![]() |
Os autores espanhóis Antonio Altarriba (em cima) e Kim |
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A ARTE DE VOAR é um belíssimo retrato da vida real. Antonio, o pai, tentou tudo que pode para viver seus sonhos, mas perdeu-se nos mesmos quando diversos fatores externos o puxavam para uma realidade dura e difícil.
Antonio, o filho, entretanto, soube dar vida àquele personagem, mostrou que apesar da tortura pessoal sofrida de seu progenitor e uma morte aparentemente cruel, ele por fim se libertou. A aliança de sangue nunca foi rompida.

Título original: El Arte de Volar
Roteiro: Antonio Altarriba
Desenhos: Kim
Tradução: José Feres Sabino
Editora: Veneta
Ano de lançamento: 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário