Ruby Sparks - A namorada perfeita | O sonho de todo homem?


Todo homem já sonhou com a garota perfeita. Mas e se ela se materializasse?

Um jovem escritor vive um dilema: não consegue escrever. Sem ideias, vem sonhando com uma garota ruiva... então decide escrever sobre ela. Até que um dia a moça aparece, em carne e osso, em seu apartamento!

RUBY SPARKS - A NAMORADA PERFEITA foi lançado em 2012. Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, conta a história de Calvin Weir-Fields, um escritor em crise que imaginou a namorada perfeita e, como num passe de mágica (perdão pelo clichê!), a fez, involuntariamente, saltar da imaginação para a realidade.

A seguinte Observação é sobre uma trama que mistura o absurdo com a realidade difícil de manter um relacionamento, mostrando que uma obra, aparentemente leve, pode carregar significados mais profundos.

VOCÊ NÃO É MEU TIPO

Calvin Weir-Fields, interpretado por Paul Dano (Pequena Miss Sunshine e Sangue Negro), publicou seu primeiro romance ainda muito jovem. O rápido sucesso logo em sua estreia levou a crítica e o público a considerá-lo um gênio. Mas Calvin se vê numa situação delicada: não consegue escrever mais. Um bloqueio criativo o impede de prosseguir com seu segundo livro. Ele senta em sua mesa, põe papel na máquina de escrever (não, ele não usa computador), mas nada sai.

Esse ‘mal’ já afligiu escritores famosos como Gustave Flaubert e F. Scott Fitzgerald. Não são raros casos onde o artista tem esse bloqueio após sua primeira publicação alcançar grande êxito. Sem amigos e sem inspiração, Calvin faz terapia para lidar com o problema.

Em uma das sessões fala sobre estranhos sonhos que vem tendo com uma garota a qual ele nunca viu. Seu psicólogo, então, o desafia a escrever sobre a moça. É aí que nasce Ruby Sparks (a bela Zoe Kazan, que também escreveu o roteiro da obra e é neta do famoso diretor Elia Kazan).

O bloqueio criativo desaparece. Calvin cria uma personagem que é a sua namorada perfeita. Em seus sonhos ela diz “Você não é meu tipo (...) mas acho que esperei minha vida inteira para te encontrar”. Sem mais delongas, Calvin, um dia, acorda e dá de cara, na cozinha de seu apartamento, com a garota criada por ele próprio!

NÃO CONTE O FINAL

Ruby Sparks - A namorada perfeita é sobre um homem inseguro que tenta controlar a realidade ao seu redor. E aqui, quando falamos controlar, é controlar mesmo. Calvin descobre ter o poder alterar moldar a personalidade de sua amada como quiser.

Na cena em que ele, seu irmão e Ruby estão jantando, a garota brinca “ele é tão controlador”. E isso se aplica ao relacionamento entre eles. Calvin, ao criar a namorada perfeita, talvez tenha se esquecido de mudar a si mesmo. Sua insegurança aflora mais ainda quando ele começa a alterar o comportamento de Ruby. A personalidade possessiva de Calvin se intensifica e o fato de Ruby começar a andar com as próprias pernas e ficar menos dependente do escritor o atormenta.

Ainda assim, é possível dar boas risadas. Por exemplo, quando Ruby fica brava, pois Calvin largou sua mão na rua, ou quando seu irmão diz “Cara, você a criou e pode mudá-la...você pode aumentar seus seios, pense nisso”. Curioso citar, e quem assistiu também deve ter ficado com uma pulga atrás da orelha, o fato de Ruby perceber que fala francês apenas na segunda vez em que Calvin a faz falar a língua. Enfim, é de se pensar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O roteiro segue um modelo como o de 500 dias com ela. O rapaz idealiza uma “garota dos sonhos”. Ela aparece em sua vida e tudo começa bem. Depois tudo dá errado e há um novo recomeço.

O que chama atenção em Ruby Sparks - A namorada perfeita é que não há explicações sobre o surgimento de Ruby. Ela já existia? Surgiu, realmente, do nada? Enfim, não dá pra saber.

Não esclarecer seu aparecimento instiga a mente do espectador. Seria o filme, na verdade, uma metáfora sobre o segundo livro de Calvin? O filme é apenas uma viagem dentro da mente do escritor enquanto ele escreve seu próximo lançamento? Ou Ruby é, como diz o irmão de Calvin (“em nome de todos os homens, aproveite isso”), um verdadeiro milagre e apenas apareceu do nada, absurdamente. Prefiro a última tese.

“- Ninguém surge do nada.
- Ela sim
- Como?
- Não sei como! É amor! É mágica!”

Ruby Sparks - A namorada perfeita vai te deixar com algumas duvidas, mas vale por abordar de uma maneira fantástica e surreal a dificuldade que é manter um relacionamento... mesmo que ele seja com a garota (o) perfeita (o) que cada um de nós imagina ou já imaginou!

RUBY SPARKS - A NAMORADA PERFEITA
Estúdio: Bone Fide Productions
País de origem: EUA
Ano de lançamento: 2012
Roteiro: Zoe Kazan
Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris

Filme observado por Tiago Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...