Construindo uma carreira | Altas confusões em um supermercado!

Um rapaz e uma garota ficam presos em um supermercado à noite. Ele, o faxineiro noturno do estabelecimento. Ela, uma garota que tentou roubar uma saia, mas se arrependeu.

Se você foi pré-adolescente, adolescente, ou simplesmente ficava em casa nas tardes nos anos 90, você provavelmente assistiu CONSTRUINDO UMA CARREIRA.

Lançado em 1991 com a direção de Bryan Gordon, o filme é estrelado por Frank Whaley e a belíssima Jennifer Connely, e foi por muito tempo presença constante na Sessão da Tarde.

A seguinte Observação prova que CONSTRUINDO UMA CARREIRA nos oferece muito mais do que a cena provocante do cavalinho (muito boa, por sinal)! Então... apertem os cintos e preparem-se para muita confusão!

O MENTIROSO E A RIQUINHA!

Jim Dodge é o mentiroso da cidade. Sempre anda com um grupo de meninos bem mais novos e vive contando vantagem para eles.  Além de mentiroso é preguiçoso, vive no mundo da lua e não consegue parar em nenhum emprego. Depois de ser demitido, mais uma vez, o rapaz consegue trabalho no supermercado Target. Aliás, a cena de como ele consegue a vaga é hilária. Quem ia contratá-lo se engana e acaba lhe oferecendo um cargo de diretoria. Depois da confusão, o engano é desfeito e Jim se contenta em ser o faxineiro noturno.

Josie McClellan é a filha de um ricaço. A bela moça era popular no colégio e pode ter qualquer homem aos seus pés. A sequência onde ela cumprimenta o amigo de seu pai com um beijo na boca é de tirar o fôlego. No entanto, Josie não gosta da vida que leva. Entediada, resolve ir a um mercado e roubar algumas coisas. É aí que suas vidas se cruzam.

Os dois possuem uma relação complicada com seus pais. O pai de Jim acha que o filho não tem mais jeito, é um caso perdido. Se não arrumasse o emprego de faxineiro teria que sair de casa. No caso de Josie, a moça vive tentando atingir seu pai de alguma maneira. Ela se sente sufocada em seu ambiente familiar e tenta roubar uma saia no mercado “numa estúpida, infantil e patética tentativa de sair de casa”.

Curioso citar as cenas que mostram os pais de ambos preocupados com seus filhos. O do rapaz não consegue dormir e devora coxas de frango para matar a ansiedade. O da garota não sossega enquanto não a encontra.

Quando Jim vai para seu turno no Target e Josie não tem coragem de roubar a saia, ambos ficam trancados e tem bastante tempo para conversar sobre suas vidas!

ALGUÉM TEM UMA MOEDA?

Se tivesse que escolher um ponto forte em Construindo Uma Carreira, certamente seria os diálogos entre Jim e Josie. Os dois possuem percepções diferentes na vida. O faxineiro não vê problema em ainda morar na casa de seus pais (com vinte e poucos anos), como ele próprio diz “as acomodações são excelentes, são cinco estrelas”. Já a menina faria de tudo para sair do domínio de seu pai controlador e não entende como Jim não quer viver sozinho em um lar só seu.

Ambos estudaram juntos no colegial, mas raramente se falavam. Enquanto Josie era popular e respeitada, Jim era um fracassado, sempre feito de idiota por todo mundo.

Minha cena predileta é a hora em que Josie pergunta o que ela pode fazer para compensar o rapaz por não ter notado sua presença durante os anos escolares. Ele apenas sugere dançar com ela, pois quando eram menores, no colégio, eles dançaram, durante alguma ocasião especial na escola, por pouco tempo. Jim apenas gostaria de terminar aquela dança. Josie espantada diz “esperava algo diferente”, ao que o rapaz responde “vamos começar pela ordem certa”.

Enquanto ficam trancados no Target, além de conversar, eles andam de patins, dançam e comem bastante. O filme perde um pouco da qualidade quando os assaltantes chegam ao supermercado. Nessa parte vale destacar a cena do cavalinho, quando Josie tenta seduzir os assaltantes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Construindo Uma Carreira é o típico filme da Sessão da Tarde. Mas ele não é apenas pura confusão. A comédia e os personagens um pouco clichês são um pano de fundo para uma obra que aborda a indecisão inerente de quem não sabe o que fazer quando se tem 20 e poucos anos. Dizer que é um filme de romance seria reduzir muito o seu significado. É muito mais sobre escolhas, como você deseja levar sua vida e sobre pessoas com diferentes visões e que mesmo assim podem se completar!

CONSTRUINDO UMA CARREIRA
Título original: Carrer opportunities
País de origem: EUA
Ano de lançamento: 1991
Roteiro: John Hughes
Direção: Bryan Gordon
Elenco: Frank Whaley, Jennifer Connelly

Filme observado por Tiago Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...