Hidden Palms | Como copiar um sucesso?

O cancelamento da série estadunidense antes megassucesso The O.C. em 2007 abriu um espaço no canal The CW. A estratégia de lançar um novo programa que seguisse os mesmos moldes, mas com uma nova história por trás, poderia parecer bastante promissor.

Assim nasceu HIDDEN PALMS!

Desenvolvida pelo mesmo criador de Dawson’s Creek, Kevin Williamson, a série contava a história Johnny Miller, um adolescente estudioso que se tornou problemático após seu matar se matar na sua frente, que acaba de mudar para um condomínio fechado em Palm Springs, na Califórnia, com a mãe e o padrasto. Mas um mistério, envolvendo outro suicídio, também ronda o local.

Conheça nesta Observação a história desta obra e os possíveis motivos que a levaram a ser rejeita pelo público, levando ao prematuro (ou não!) fim após o oitavo episódio.

VIDA NOVA NA CALIFÓRNIA

A trama na cidade nova gira em torno do suicídio do último morador do quarto de Johnny, Eddie Nolan. Ao longo dos episódios, e das investigações de Liza Witter (que afinal teve ou não um caso com Eddie?!?), descobrimos que ele foi, na verdade, assassinado. E Johnny é arrastado no caso e leva junto todo o elenco principal.

Greta Matthews, que namorava o falecido e agora tem um caso com o recém-chegado, e Cliff Wiatt, que vai de parceiro do herói a grande vilão em poucos segundos, são os dois personagens que mais terão contato com Johnny.

A série, como dito acima, teve apenas oito episódios e muitas falhas. Uma das famílias apresentada no piloto simplesmente desaparece nos demais episódios. Apesar da trama interessante, são muitos também os fatos sem sentido, como o passeio de Greta a noite, sendo seguida pelo protagonista, por um campo em irrigação.

O protagonista, vivido por Taylor Handley, é outro problema, já que não consegue criar empatia com o público. Mas o mais importante, e grande falha do final, é a dificuldade em entender como as pessoas podem manter salvos no mesmo lugar vídeos comprometedores.

INEVITÁVEIS COMPARAÇÕES

Taylor Handley em The O.C.
Creio que deve ter sido impossível aos telespectadores não assemelhar a recém-finalizada The O.C.. Não são poucas as semelhanças, mas umas são mais nítidas do que outras:

- Trama com o sol e as belas mulheres da Califórnia.
- Dois dos protagonistas de HP tiveram papéis importantes em OC: Taylor Handley (Johnny Miller na primeira) foi Oliver Trask na primeira temporada da segunda; Michael Cassidy (Cliff Wiatt na primeira) foi Zach Stevens na segunda temporada da segunda. Amber Handley também está na segunda temporada, mas em papel pequeno no 15º episódio.
- Protagonista problemático: Johnny (rebelde após a morte do pai e segundo casamento da mãe) e Ryan (rebelde após a saída da prisão por roubo de carro e abandono da mãe).

Outras que também se destacam:

Michael Cassidy em The O.C.
- Casal que tenta ser a solidez da família, enquanto tenta criar um jovem, mas falha também: Bob e Karen (em HP); Sandy e Kirsten (em OC).
- Mulher que pega garotões ou pais de amigos dos filhos: Tess (HP) e Julie (OC).
- Fim brusco e pelos mesmos motivos: HP foi cancelada após o oitavo episódio e OC após a quarta temporada, ambas por baixa audiência.

É claro que algumas diferenças são sentidas. The O.C. não tinha o mote ‘quem matou’ de Hidden Palms, assim como também chama a atenção não ter nenhum afrodescendente no seu elenco principal, diferente da outra.

Mas talvez o maior problema seja o caso dos dois atores presentes nas duas séries. É difícil, para quem é fã de OC, simpatizar com Taylor Handley fazendo papel de bonzinho depois de seu ‘vilanesco’ Oliver. E o mesmo pode ser dito para Michael Cassidy e sua imagem de perfeitinho em Orange County contra sua dualidade em Palms Springs.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Hidden Palms tinha suas qualidades, não era uma história ruim, apesar dos diálogos mal conduzidos e algumas subtramas fracas demais. Tinha ao seu favor a bela Amber Heard. Mas sua principal fraqueza talvez tenha sido o lançamento próximo demais do fim de The O.C., esta sim um sucesso, principalmente por conta de suas primeiras duas temporadas.

É complicado imaginar como uma série pode começar a ser produzida, criar um público fiel (ainda que pequeno!) e simplesmente sair do ar. Mas é preciso entender a matemática das contas das emissoras e produtoras, que precisam que saia um sucesso rentável daquele produto para mantê-lo no ar.

Felizmente, para quem tiver interesse, mesmo com apenas oito episódios, Hidden Palms tem um fim que mata quase todos os mistérios criados na trama.

HIDDEN PALMS
Título original: Hidden Palms
Criadores: Kevin Williamson
Temporadas: 1 (2007)
Elenco: Taylor Handley (Johnny Miller), Michael Cassidy (Cliff Wiatt), Amber Heard (Greta Matthews), Ellary Porterfield (Liza Witter), Tessa Thompson (Nikki Barnes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...